Grão de Bico BRS Aleppo

Grão de Bico BRS Aleppo

O grão-de-bico é uma leguminosa bastante difundida em várias partes do mundo, sendo conhecido como Garbanzo na América espanhola e Hamaz, no médio oriente, de onde a planta é originária. As sementes possuem alto valor nutritivo, contendo de 25% a 29% de proteína logo após a trilhagem (processo de descascamento do grão). Pode ser consumido como grão verde, grão seco ou reidratado.

O grão-de-bico BRS Aleppo é uma cultivar com aptidão industrial para uso em conservas e consumo seco de ótima qualidade, indicado para cultivo em áreas irrigadas da região do Brasil Central, com ótima adaptação e apresentando elevados níveis de tolerância a um complexo de fungos de solo. O BRS Aleppo é indicado para cultivo na estação seca, com semeio no período de fevereiro a abril na região do cerrado do Distrito Federal e Goiás onde foi amplamente testada em áreas de cultivo irrigado com altitudes superiores a 800 metros. A produtividade variou de 2.506 a 3.515 kg/ha durante os quatro anos de teste.

A época preferencial de plantio do BRS Aleppo deve se situar entre 15 de março e 15 de abril com colheita ocorrendo entre 15 de julho e 15 de agosto. Neste período, a possibilidade de chuva na colheita é pequena, um fator que ajuda a reduzir perdas e aumentar a qualidade dos grãos. O espaçamento ideal entre linhas deve ser entre 40 a 50 cm com uma população de 150 a 200 mil plantas por hectare. Plantas da cultivar BRS Aleppo podem ser colhidas de forma mecanizada, recomendando-se assim a sistematização da área de plantio, a fim de evitar a presença de torrões no momento da colheita dos grãos.

Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.